O software SysTrain utiliza fundamentos da Mecânica dos Pavimentos para o cálculo de tensões, deformações e deslocamentos em pavimentos ferroviários, sendo essencial para a acurácia da modelagem a inserção de dados de módulo de resiliência dos materiais constituintes das camadas do pavimento, os quais são obtidos através da realização de ensaios triaxiais de cargas repetidas.

Além disso, a partir dos resultados obtidos na modelagem em termos de tensões atuantes é possível realizar ensaios de deformação permanente nos materiais selecionados para as variadas camadas, possibilitando o correto dimensionamento da estrutura.

Atualmente os ensaios de módulo resiliente e deformação permanente são realizados de acordo com as seguintes normas:

  • Norma DNIT 134-2018 Pavimentação – Solos – Determinação do Módulo de Resiliência
  • Norma DNIT 179-2018 Pavimentação – Solos – Determinação da Deformação Permanente – Instrução de Ensaio

 

Atualmente há variadas empresas prestando este tipo de serviço, sendo uma delas a GeoGuima, cujo endereço é: https://geoguima.com.br/