O SysTrain surgiu como resultado do trabalho em conjunto de profissionais da indústria, que, através da análise de publicações de modelagem do meio acadêmico evoluiu para modelos mais sofisticados utilizando linguagens de programação que possibilitaram o desenvolvimento de um produto único no segmento ferroviário, viabilizando o aprimoramento da metodologia de dimensionamento de pavimentos ferroviários.
Um estudo comparativo de modelagem numérica versus metodologia clássica foi publicado em 2016 na RAPV [1], que serviu de base para a primeira versão, lançada em 2017 no IHHA [2]. Posteriormente, foi utilizado em diversos trabalhos de doutorado, mestrado e graduação. A medida que mais estudos avaliavam essa ferramenta e corroboravam seus resultados, ela foi se tornando mais conhecida no meio acadêmico. Naturalmente, a simplicidade de sua interface chamou a atenção de projetistas, que passaram a utilizá-la também em retroanálises para verificação das condições estruturais de vias existentes e verificação complementar de projetos.
[1] SILVA FILHO, J. C. ; GUIMARAES, Antonio Carlos Rodrigues ; NASCIMENTO, G. C. . Um Estudo Comparativo Utilizando Metodo Tradicional e Plataforma Computacional para Analise da Propagação de Tensões em um Pavimento Ferroviário. In: 45ª Reunião Anual de Pavimentação – RAPv, 2016, Brasília. 45ª Reunião Anual de Pavimentação – RAPv, 2016.
[2] SILVA FILHO, J. C.; GUIMARAES, A. C. R. . Design of a Railway Pavement Using Shakedown Study for Tropical Soil in Northeast of Brazil. In: International Heavy Haul Association Conference, 2017, Cape Town. Design of a Railway Pavement Using Shakedown Study for Tropical Soil in Northeast of Brazil, 2017.